VERSÃO
FINAL DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDA E PUBLICADA EM NOSSO NOVO BLOG:
"CRÔNICA AVESTRUZ"
"CRÔNICA AVESTRUZ"
OS COLABORADORES NESTE TRABALHO FINAL DO GRUPO 6 FORAM:
MÁRIO ANDREI STEIN
COVAL
MATHEUS SOARES
NAZARETH DOS SANTOS
GOMES
OSMAR JORGE JUVENCIO
. A
Situação de Aprendizagem foi aprimorada e finalizada conforme as sugestões dos
colegas do grupo 6.
Publicação: PCNP Matheus Soares
05/05/2013
LEITORES E LEITURA
Construção de uma Situação de
Aprendizagem 6º ao 9º ano
“Na escola, ler e escrever, falar e ouvir não são atividades exclusivas
da disciplina de Língua Portuguesa, já que todo professor é um mediador de
linguagem...”
Alfredina Nery
Público Alvo: 6º ao 9º ano (Anos Finais)
Tempo previsto: 10 aulas
Conteúdos e temas:Traços
característicos de crônica narrativa;síntese das capacidades de leitura com
sugestões de como desenvolver (Rojo,2004); Gêneros e Progressão em expressão
oral e escrita -elementos para reflexões sobre uma experiência suíça(
Francófona).
Competências e habilidades: Explorar ,
desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
Estratégias: Trabalho lúdico com diversas
mídias, apresentação de imagens, poemas, músicas etc.
Recursos: Texto escrito ou slide; Vídeo;
Poema.
Avaliação: Produção coletiva de uma
crônica escolhendo uma situação estranha do cotidiano a partir da crônica
Avestruz.
A construção coletiva
de um texto – o fazer junto- possibilita aos alunos uma experiência modelar,
que vai ajudá-los na elaboração da escrita individual.
Antes da leitura
Desenvolvimento das Capacidades de Compreensão
1. Ativação do conhecimento prévio
Antes da leitura do texto
propriamente dito, serão feitas perguntas sobre o assunto, visando garantir a
socialização de conhecimentos:
a) Você
conhece um avestruz?
b) Alguém
já viu?
c) Como
você imagina que seja?
d) Sabe
como é?
e) Descreva
como é.
OBS.: A
sequência das pergunta irá depender das
respostas que os alunos derem.Se alguma pergunta ficar sem resposta , o
professor deverá antecipar esse conteúdo.
2. Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades
do texto ( Levantamento de hipóteses)
1. Apresentação
do título:
a) Apresente
o título do texto AVESTRUZ , peça aos alunos que anotem a opinião deles a cerca
desse título para conferi-la após ouvirem a crônica;
b) Por
meio de perguntas, explore um pouco esse título: Esse texto desperta sua
atenção? Sim ou não? O que ele sugere? Pelo título, dá para imaginar o assunto
da crônica?Você pode imaginar o cenário?
2. Informações sobre o
autor do texto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Prata Acesso em 02mai2013
http://www.releituras.com/marioprata_bio.asp
Acesso em 02mai2013-05-02
Durante a
leitura
1. Checagem de hipóteses
1ª Leitura
feita pelo professor ( texto
impresso ou crônica digitada e apresentada no data show)
“AVESTRUZ”, Mário Prata
OBS.:
Durante a leitura da crônica o professor deve ir retomando as hipóteses(
antecipações ) levantadas para verificar se elas foram ou não confirmadas.
4. Localização de informações: Aqui
o professor pode solicitar que, durante a leitura, os alunos utilizem “procedimentos tais como sublinhar, copiar, iluminar informações
relevantes para buscar passagens essenciais e abandonar informações
periféricas”.
Desse modo, é possível que os alunos
localizem:
a)
Vocabulário referente
a Avestruz;
b)
Descrição e hábitos da ave.
5. Comparação de informações : Durante a
leitura do texto, algumas perguntas ou discussões coletivas podem estimular o
aluno a comparar/contrastar informações presentes no próprio texto.
1. Ter um
avestruz como um animal de estimação: sim ou não?
2. Que
animais são indicados para se ter como estimação?
3. Quais
animais podem viver dentro de apartamento?
6.Produção de inferências locais. Deve-se
levar o aluno a deduzir o sentido das
palavras ou siglas desconhecidas
( Struthio Camelus Australis, TPM,
abominável, atrofiadas, Floripa, Higienópolis etc)
OBS.:
Pode-se construir com os alunos o hipertexto destas palavras.
7.Produção de inferências globais: Chamar atenção para as pistas que o
autor deixa no texto, tais como escolhas lexicais específicas.
1. Repetição
da palavra avestruz o tempo todo;
2. Ironia (
o próprio uso de vocabulário avestruz, uma ave, aquele ser meio
abominável,Struthio, bando de avestruzes, gigolô de avestruz)
DEPOIS DA LEITURA
8. Generalização:
1. O que o
autor pretendeu com esse texto? Ter um avestruz como bicho de estimação: sim ou
não?
2. Qual é a
posição que o autor defende? E quais são os elementos que provam a sua posição?
3.Agora vocês formarão um grupo de até 4 pessoas e produzirão um pequeno livro
com uma HISTÓRIA EM QUADRINHO com base na Crônica:
AVESTRUZ;
. Pesquisa de
tipos de balões para produção de história em quadrinho (Sala do Acessa) em 1
aula.
. Não se esqueçam de transformar o título. Sejam criativos!
. Apresentações em grupo: As histórias em quadrinhos serão expostas
na 10ª aula e o grupo terá a oportunidade de conhecer o livro de todos os
grupos (socialização dos trabalhos e discussão oral sobre conquistas e desafios
ao decorrer da produção do livro).
Com esta apresentação do pequeno livro:
HISTÓRIA EM QUADRINHO: CRÔNICA AVESTRUZ, a Situação de Aprendizagem será
finalizada.
. Observação: O
livro poderá ser feito na sala de aula e também em casa (como continuidade ao
trabalho e exercício do protagonismo juvenil com o grupo, que deverá organizar
encontros para realização do trabalho).
Desenvolvimento das Capacidades de Apreciação e
réplica do leitor em relação ao texto( interpretação , interação)
9.Recuperação
do contexto de produção:
a)
Autor;
b)
Lugar social que ocupa;
c)
Esfera social em que o texto circula;
d)
Veículo em que é divulgado;
e)
Momento histórico em que foi produzido;
f)
Intenções comunicativas do autor;
g)
Leitores presumidos.
10. Percepção de relações de intertextualidade:
Nesse momento o leitor estabelece relações com o que está lendo e o que já leu,
ouviu, conversou, assistiu, por meio de comentários, perguntas, retomadas,
solicitação de pesquisas etc.
OBS.: Nesse
momento poderá apresentar o material que pesquisou : links ,imagens, poemas,
música, propaganda,reportagem em vídeo.
Sugestões
de Intertextualidade
- Poema
O AVESTRUZ
O galo cantou
A ovelha despertou
A ovelha despertou
E estava com fome!
O avestruz esperto
Papou tudo que
havia por perto.
Papou tudo que
havia por perto.
Comeu melancia
Feijão e ervilha
Tomate, capim
E a boneca da menina.
Tomate, capim
E a boneca da menina.
O galo brigou
A menina chorou
O avestruz esperto,
Da confusão escapou.
O avestruz esperto,
Da confusão escapou.
http://deversoemversos.blogspot.com.br/2012/10/o-avestruz.html Acesso02maio2013
- Vídeo Os Pinguins do Papai: http://www.youtube.com/watch?v=dJpL7qde-Ug
- Vídeo propaganda/reportagem Criação de avestruz em Sobral https://www.youtube.com/watch?v=4v2cOIewwJ8
- Knorr:avestruz https://www.youtube.com/watch?v=kZ5nsrk3bp0
- Invasão de avestruzes em Buenos Aires
11.Percepção
das relações de interdiscursividade
Levar em conta os discursos com os
quais o texto dialoga.
Pode ser através de uma referência,
nota bibliográfica,
Ironia: “...E fiquei a observar a
ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave...Na hora de criar a avestruz, Deus
devia estar muito cansado e cometeu alguns erros...Colocou um pescoço que não
tem absolutamente nada a ver com o corpo... Uma avestruz com TPM é perigosíssima.”
Referências Bibliográficas
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo:
SEE: CENP, 2004.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.
A ocasião
faz o escritor: Caderno do Professor: Orientação para produção de textos (
Coleção da Olimpíada) São Paulo-Cenpec,2010.
ANEXOS
Imagens que poderão ser utilizadas na checagem de hipóteses podem ser encontradas em:
https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&gs_rn=12&gs_ri=psy-ab&tok=FT0ZeYlmtFHEbGoCtqVdhA&cp=6&gs_id=s&xhr=t&q=avestruz&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.45960087,d.eWU&biw=1024&bih=499&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=w9GFUbO7C--70QGAvoCQDQ; último acesso em 05/05/2013 às 00:28
DESPEDIDA - CURSO: "MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO"
Chegamos ao final de nosso curso e posso garantir que aprendi muito com todos vocês. Portanto, postei em nosso novo blog a Situação de Aprendizagem escolhida e aprimorada pelo grupo 6.
Acrescentei algumas sugestões na ETAPA: DEPOIS DA LEITURA e levei em consideração os comentários de todos vocês.
Obrigado pelo apoio de todos e que nos encontremos em muitas outras ações de formação pela CGEB.
Confiram como ficou a VERSÃO FINAL do blog e espero que aprovem o resultado final.
Na segunda-feira iniciaremos em nossa Diretoria de Ensino Região de Miracatu o curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino" aos nossos professores de Língua Portuguesa (3 turmas) e acreditamos sinceramente de que a FORMAÇÃO CONTINUADA é um caminho necessário para quebra de paradigmas na prática docente.
Portanto, iniciemos o desafio!
Abraços singelos a todos e até breve,
Matheus Soares
PCNP Língua Portuguesa/Literatura
Diretoria de Ensino Região de Miracatu
Diretoria de Ensino Região de Miracatu
05/05/2013
Muito interessante a SA do grupo. O passo a passo permite ao professor saber inteiramente onde está com os alunos e desenvolver por completo estratégias de leitura que é o foco da atividade .
ResponderExcluir