sábado, 4 de maio de 2013

VERSÃO FINAL DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDA E PUBLICADA EM NOSSO NOVO BLOG: CRÔNICA AVESTRUZ GRUPO 6:

VERSÃO FINAL DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDA E PUBLICADA EM NOSSO NOVO BLOG:
"CRÔNICA AVESTRUZ"

OS COLABORADORES NESTE TRABALHO FINAL DO GRUPO 6 FORAM:

MARIA ISABEL DE MAGALHÃES
MÁRIO ANDREI STEIN COVAL
MATHEUS SOARES
NAZARETH DOS SANTOS GOMES
OSMAR JORGE JUVENCIO

. A Situação de Aprendizagem foi aprimorada e finalizada conforme as sugestões dos colegas do grupo 6.

Publicação: PCNP Matheus Soares
05/05/2013

LEITORES E LEITURA
Construção de uma Situação de Aprendizagem 6º ao 9º ano

“Na escola, ler e escrever, falar e ouvir não são atividades exclusivas da disciplina de Língua Portuguesa, já que todo professor é um mediador de linguagem...”
Alfredina Nery



Público Alvo: 6º ao 9º ano (Anos Finais)
Tempo previsto:  10 aulas 
Conteúdos e temas:Traços característicos de crônica narrativa;síntese das capacidades de leitura com sugestões de como desenvolver (Rojo,2004); Gêneros e Progressão em expressão oral e escrita -elementos para reflexões sobre uma experiência suíça( Francófona).
Competências e habilidades: Explorar , desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
Estratégias: Trabalho lúdico com diversas mídias, apresentação de imagens, poemas, músicas etc.
Recursos: Texto escrito ou slide; Vídeo; Poema.
Avaliação: Produção coletiva de uma crônica escolhendo uma situação estranha do cotidiano a partir da crônica Avestruz.

A construção coletiva de um texto – o fazer junto- possibilita aos alunos uma experiência modelar, que vai ajudá-los na elaboração da escrita individual.













Antes da leitura


Desenvolvimento das Capacidades de Compreensão

1.     Ativação do conhecimento prévio
Antes da leitura do texto propriamente dito, serão feitas perguntas sobre o assunto, visando garantir a socialização de conhecimentos:

a)      Você conhece um avestruz?
b)      Alguém já viu?
c)       Como você imagina que seja?
d)      Sabe como é?
e)      Descreva como é.

OBS.: A sequência das pergunta irá  depender das respostas que os alunos derem.Se alguma pergunta ficar sem resposta , o professor deverá antecipar esse conteúdo.

2.     Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades do texto ( Levantamento de hipóteses)

1.       Apresentação do título:
a)      Apresente o título do texto AVESTRUZ , peça aos alunos que anotem a opinião deles a cerca desse título para conferi-la após ouvirem a crônica;
b)      Por meio de perguntas, explore um pouco esse título: Esse texto desperta sua atenção? Sim ou não? O que ele sugere? Pelo título, dá para imaginar o assunto da crônica?Você pode imaginar o cenário?


                     2. Informações sobre o autor do texto.




 
Durante a  leitura


1.     Checagem de hipóteses
1ª Leitura feita pelo professor ( texto impresso ou crônica digitada e apresentada no data show)
 “AVESTRUZ”, Mário Prata



OBS.: Durante a leitura da crônica o professor deve ir retomando as hipóteses( antecipações ) levantadas para verificar se elas foram ou não confirmadas.



4. Localização de informações: Aqui o professor pode solicitar que, durante a leitura, os alunos utilizem “procedimentos tais como sublinhar, copiar, iluminar informações relevantes para buscar passagens essenciais e abandonar informações periféricas”.
Desse modo, é possível que os alunos localizem:
a)       Vocabulário referente a Avestruz;
b)       Descrição  e hábitos da ave.

5. Comparação de informações : Durante a leitura do texto, algumas perguntas ou discussões coletivas podem estimular o aluno a comparar/contrastar informações presentes no próprio texto.
1. Ter um avestruz como um animal de estimação: sim ou não?
2. Que animais são indicados para se ter como estimação?
3. Quais animais podem viver dentro de apartamento?


6.Produção de inferências locais. Deve-se levar o aluno a deduzir o sentido das  palavras ou siglas  desconhecidas ( Struthio Camelus Australis, TPM, abominável, atrofiadas, Floripa, Higienópolis etc)
OBS.: Pode-se construir com os alunos o hipertexto destas palavras.

7.Produção de inferências globais:  Chamar atenção para as pistas que o autor deixa no texto, tais como escolhas lexicais específicas.
1. Repetição da palavra avestruz o tempo todo;
2. Ironia ( o próprio uso de vocabulário avestruz, uma ave, aquele ser meio abominável,Struthio, bando de avestruzes, gigolô de avestruz)

DEPOIS DA LEITURA

8. Generalização:
1. O que o autor pretendeu com esse texto? Ter um avestruz como bicho de estimação: sim ou não?
2. Qual é a posição que o autor defende? E quais são os elementos que provam a sua posição?

3.Agora vocês formarão um grupo de até 4 pessoas e produzirão um pequeno livro com uma HISTÓRIA EM QUADRINHO com base na Crônica: AVESTRUZ;
. Pesquisa de tipos de balões para produção de história em quadrinho (Sala do Acessa) em 1 aula.
. Não se esqueçam de transformar o título. Sejam criativos!
. Apresentações em grupo: As histórias em quadrinhos serão expostas na 10ª aula e o grupo terá a oportunidade de conhecer o livro de todos os grupos (socialização dos trabalhos e discussão oral sobre conquistas e desafios ao decorrer da produção do livro).
Com esta apresentação do pequeno livro: HISTÓRIA EM QUADRINHO: CRÔNICA AVESTRUZ, a Situação de Aprendizagem será finalizada.
. Observação: O livro poderá ser feito na sala de aula e também em casa (como continuidade ao trabalho e exercício do protagonismo juvenil com o grupo, que deverá organizar encontros para realização do trabalho).





Desenvolvimento das Capacidades de Apreciação e réplica do leitor em relação ao texto( interpretação , interação)



9.Recuperação do contexto de produção:
a)                  Autor;
b)                 Lugar social que ocupa;
c)                  Esfera social em que o texto circula;
d)                 Veículo em que é divulgado;
e)                 Momento histórico em que foi produzido;
f)                   Intenções comunicativas do autor;
g)                  Leitores presumidos.


10. Percepção de relações de intertextualidade: Nesse momento o leitor estabelece relações com o que está lendo e o que já leu, ouviu, conversou, assistiu, por meio de comentários, perguntas, retomadas, solicitação de pesquisas etc.



OBS.: Nesse momento poderá apresentar o material que pesquisou : links ,imagens, poemas, música, propaganda,reportagem em vídeo.






Sugestões de Intertextualidade

  1. Poema
O AVESTRUZ
O galo cantou
A ovelha despertou
E estava com fome!
O avestruz esperto
Papou tudo que
havia por perto.
Comeu melancia
Feijão e ervilha
Tomate, capim
E a boneca da menina.
O galo brigou
A menina chorou
O avestruz esperto,
Da confusão escapou.
Posted 5th October 2012 by Penha Carvalho

  1. Vídeo  Os Pinguins do Papai: http://www.youtube.com/watch?v=dJpL7qde-Ug
  2. Vídeo propaganda/reportagem  Criação de avestruz em Sobral  https://www.youtube.com/watch?v=4v2cOIewwJ8
  3. Knorr:avestruz https://www.youtube.com/watch?v=kZ5nsrk3bp0
  4. Invasão de avestruzes em Buenos Aires



11.Percepção das relações de interdiscursividade
Levar em conta os discursos com os quais o texto dialoga.
Pode ser através de uma referência, nota bibliográfica,

Ironia: “...E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave...Na hora de criar a avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros...Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo... Uma avestruz com TPM  é perigosíssima.”


Referências Bibliográficas
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.
A ocasião faz o escritor: Caderno do Professor: Orientação para produção de textos ( Coleção da Olimpíada) São Paulo-Cenpec,2010.


ANEXOS
Imagens que poderão ser utilizadas na checagem de hipóteses podem ser encontradas em:









DESPEDIDA - CURSO: "MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO"

Chegamos ao final de nosso curso e posso garantir que aprendi muito com todos vocês. Portanto, postei em nosso novo blog a Situação de Aprendizagem escolhida e aprimorada pelo grupo 6.
Acrescentei algumas sugestões na ETAPA: DEPOIS DA LEITURA e levei em consideração os comentários de todos vocês.
Obrigado pelo apoio de todos e que nos encontremos em muitas outras ações de formação pela CGEB.
Confiram como ficou a VERSÃO FINAL do blog e espero que aprovem o resultado final.

Na segunda-feira iniciaremos em nossa Diretoria de Ensino Região de Miracatu o curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino" aos nossos professores de Língua Portuguesa (3 turmas) e acreditamos sinceramente de que a FORMAÇÃO CONTINUADA é um caminho necessário para quebra de paradigmas na prática docente.

Portanto, iniciemos o desafio!
Abraços singelos a todos e até breve,

Matheus Soares 
PCNP Língua Portuguesa/Literatura 
Diretoria de Ensino Região de Miracatu

05/05/2013




Um comentário:

  1. Muito interessante a SA do grupo. O passo a passo permite ao professor saber inteiramente onde está com os alunos e desenvolver por completo estratégias de leitura que é o foco da atividade .

    ResponderExcluir