sexta-feira, 3 de maio de 2013

Experiências de Leitura em nossas vidas



MARIA ISABEL DE MAGALHÃES ( Cursista )
Meu primeiro contato com a leitura foi com o pré livro de alfabetização “Jujuba, o cachorrinho fujão’. Ficava curiosa para ler e descobrir o que iria acontecer nessa história de um cachorrinho e suas aventuras. Diariamente líamos um pouquinho.  Me encantava com a descoberta das palavras.
Na adolescência me acompanharam os livros de aventura, principalmente os da Coleção Vagalume como “O Mistério do Cinco Estrelas “ e “ A Ilha Perdida” .Vieram também os romances de banca : Sabrina, Júlia e Bianca. Nas HQs a minha preferida era Turma da Mônica.
Na Faculdade livros da Literatura Brasileira, Portuguesa  e Literatura Norte Americana estavam presentes tanto no prazer da leitura  quanto na exigência do curso.

NAZARETH DOS SANTOS GOMES (Cursista)
Bem posso dizer que minha experiência como leitora tinha tudo para dar errado, mas minha mãe não deixou isso acontecer.
Minha professora da 2ª série tomava leitura, com muita insegurança lia com medo da professora e gaguejava, sem entonação, não respeitando vírgulas, pontuação, um horror, minha professora num dias desse de tomar leitura dos alunos em voz alta, me peguei com tanto medo que não consegui, a professora , como todas da época sem dó ou piedade, mandou a régua na minha cabeça e me chamou de burra, esse foi um trauma enorme, neste ano reprovei por conta de ter travado a partir daquele dia.

MATHEUS SOARES (CURSISTA)

Me recordo de meu pai contando inúmeras passagens bíblicas para mim e meus irmãos, momentos preciosos em que todos prestávamos muita atenção, pois sempre tínhamos de responder algumas questões sobre os assuntos tratados. Tratam-se de passagens marcadas até hoje em minha mente e meu coração.

Aos sete anos ganhei uma coleção de Monteiro Lobato, pois tenho inúmeras tias professoras e a partir daí, não parei mais de ler. Algo engraçado é justamente lembrar que fazia questão de iniciar a leitura de um livro e terminá-lo o mais breve possível, pois era como se a minha vida fosse mais "feliz" no mundo de "mentira", como dizia.

Na escola infelizmente não tive professores que lessem, pelo contrário a comanda era sempre a seguinte: "Copiem!"

Ainda sim, cresci apaixonado por leitura, tanto que no Ensino Fundamental lia clássicos da literatura e os professores ficavam admirados. Com a paixão pela leitura veio o amor ao ato de escrever. Hoje, tenho como fruto deste processo 3 romances infanto-juvenis escritos e que algum dia, ainda serão publicados (lidos por muitos colegas). Portanto, continuo a ler e a escrever com muito anseio, transferindo para o papel e alma de personagens mais variados, um "eu" do Matheus Soares, que só a própria palavra conhece ou ousa conhecer.

Ler e escrever são atos que simplesmente completam o meu ser, isto é, não posso viver sem!!!

MÁRIO ANDREI STEIN COVAL (Cursista)

Sempre estive em contatos com livros desde meu nas
Sempre estive em contatos com livros desde meu nascimento... Vivia cercado de livros e revistas... A leitura e a escrita faziam parte de meu cotidiano... Sempre viajei pelas pelas e ilustrações dos livros que, a princípio, meu pai lia para mim... e depois, eu mesmo. Minha casa hoje continua com os livros espalhados por quase todos os cômodos, apesar de eu ter a minha biblioteca. Os livros espalhados marcam a minha passagem e viagens... marcam os meus sonhos e desejos... marcam a minha presença.


OSMAR JORGE JUVENCIO (Cursista)
Nos meus anos iniciais tive muita dificuldade no acesso aos livros, não havia esta disponibilidade de hoje. Mesmo assim os poucos livros quando oferecidos eram devorados, dentre eles o que marcou foi a revolução dos bichos de George Orwell.









Nenhum comentário:

Postar um comentário